Outbound: O que É e Como Usar essa Estratégia
o que é inside sales
O que é Inside Sales? O que Faz? Saiba Tudo Sobre!
17/12/2021
como abordar um cliente na loja
Como Abordar um Cliente na Loja? 5 Dicas para Atender Bem!
22/12/2021
o que é inside sales
O que é Inside Sales? O que Faz? Saiba Tudo Sobre!
17/12/2021
como abordar um cliente na loja
Como Abordar um Cliente na Loja? 5 Dicas para Atender Bem!
22/12/2021

Outbound: O que É e Como Usar essa Estratégia

Outbound é um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil ideal.

Você com certeza já foi impactado pelo outbound de alguma forma. Sabe aquela ligação de telemarketing, ou aquela mensagem de vendas pelo LinkedIn e até mesmo aquele anúncio – que geralmente pulamos – no meio de um vídeo que você está assistindo no YouTube?

Então, tudo isso faz parte de ações de outbound, que inclusive são um diferencial competitivo em muitas empresas. Continue a leitura para saber mais como adotar essa estratégia no seu negócio.

 

O que é Outbound?

O outbound trata-se de um conjunto de estratégias em que a empresa vai ativamente até seus potenciais clientes. 

Tendo assim, um papel ativo para ganhar novos clientes, seja por meio de contatos não solicitados ou de propaganda em massa para persuadir seus clientes.

Em resumo, o conceito é: Outbound é um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal, que é definido por um conjunto de parâmetros ligados às características do cliente que se adapta melhor à solução oferecida.

 

Qual a diferença entre Inbound e Outbound?

Nas últimas décadas, o inbound se destacou como a forma mais eficaz para gerar receita para empresas, principalmente porque o custo para a aquisição de cliente era menor que no outbound.

Como falamos anteriormente, o outbound é uma estratégia de prospecção ativa e o inbound é uma estratégia de prospecção passiva.

Enquanto o inbound cria mecanismos para atrair os potenciais clientes, o outbound identifica o perfil dos potenciais clientes para abordá-los.

Com isso, o outbound foi questionado por profissionais da área de vendas, sendo considerado ultrapassado por muitos.

Porém, ele ainda se manteve como um importante processo para as áreas de marketing e vendas, tomando grande parte do budget das empresas.

Enquanto no outbound, a empresa adota uma postura mais ativa para se comunicar, divulgar soluções e prospectar novas oportunidades de negócio, o inbound trabalha a atração de potenciais clientes verdadeiramente interessados na solução.

Do outro lado, ações de inbound buscam fazer com que os prospects cheguem voluntariamente até a empresa, despertando neles um interesse nos produtos ou serviços oferecidos.

Por isso, a postura que o inbound adota é menos invasiva, diferentemente do outbound, que impacta o público sem que seja “solicitado”.

 

O que é Outbound Marketing?

O outbound marketing se trata de uma série de estratégias proativas para comunicar uma mensagem e se relacionar com o público.

Como exemplo, citamos:

  • Anúncios nas mídias onlines (links patrocinados, banners em sites e blogs, anúncios no YouTube etc) e offline (TV, jornal, revista, rádio, outdoors etc);
  • Participação em feiras e eventos relacionados ao seu mercado de atuação;
  • Cold calls e cold mails (porém precisam ser muito bem estudados).

 

O que é Outbound em Vendas?

Também chamadas de outbound sales ou vendas ativas, referem-se a um modelo comercial em que os vendedores vão ativamente até os clientes em potencial para tentar vender algum produto ou serviço.

Ainda eficiente se bem estudado, o outbound sales geralmente é feito por ligações por telefone, e-mail e até mesmo por visitas presenciais.

 

Quais são os desafios?

O outbound possui alguns potenciais desafios que se devem considerar antes de adotar essa abordagem. Sendo eles:

  • muita invasão pode desagradar o público-alvo quando feito de forma excessiva ou em desacordo com o perfil de cliente;
  • apesar de ter um alcance maior, estratégias desse tipo podem ter um custo elevado;
  • pelo fato da mensagem ser mais dispersa, nem sempre ela chegará em uma audiência qualificada.

 

Para quem é recomendado?

Apesar dos pontos listados anteriormente, o outbound é uma abordagem que ainda pode ser eficaz em casos como:

  • Quando você já sabe com quais clientes deseja trabalhar;
  • Se a sua empresa atua em um nicho de mercado específico;
  • Quando as soluções comercializadas possuem alto valor agregado e ticket médio elevado;
  • Se deseja alcançar resultados em curto prazo.

 

Quais são as ferramentas mais indicadas para o Outbound?

Depois de entender as etapas do processo, estruturar seu time, definir seu perfil de cliente ideal e construir suas estratégias de cold call, cold mail, follow ups e fluxos de cadência, resta garantir eficiência delas, não é?

Com isso, a  melhor maneira de garantir essa eficiência é por meio das melhores ferramentas do mercado.

Com elas, o analista de IC consegue construir um perfil de cliente ideal, capturar dados sobre os leads qualificados em sites e redes sociais corporativas, enriquecendo essas listas e validando os dados encontrados.

Pensando nisso, separamos algumas ferramentas de marketing para prospecção outbound que podem te ajudar:

  • Leads2b – Automatiza processos mecânicos de prospecção de novos clientes e gestão no segmento business to business (Disponível em: https://leads2b.com/);
  • Observador Exato/Exact Spotter – Eleva o poder de persuasão da equipe de vendas, contribuindo com argumentos mais eficazes e cruzamentos de dados sobre o negócio (Disponível em: https://www.exactsales.com.br/);
  • Ramper – Cria templates de e-mails personalizados, automatiza e-mails e follow-ups e analisa o histórico para acompanhamento de cada contato (Disponível em: https://www.ramper.com.br/);
  • Reev – Automatiza todo o processo de vendas, no mesmo período em que você consegue controlar o desempenho dos seus e-mails e fluxos de cadência (Disponível em: https://reev.co/);
  • Speedio – Procura leads B2B e fazer prospecção ativa/marketing de forma prática e assertiva (Disponível em: https://speedio.com.br/);
  • LeadFeeder – Identifica as pessoas que visitam o site da empresa, como elas acharam e o motivo da visita (Disponível em: https://www.leadfeeder.com/);
  • LinkedIn Sales Navigator – Encontra os melhores potenciais clientes, além de decisores, utilizando avançados filtros de busca (Disponível em: https://business.linkedin.com/pt-br/sales-solutions/sales-navigator);
  • Snovio – Plataforma de automação de divulgação para profissionais de marketing digital e vendas que fornece várias ferramentas de geração de leads, verificação de e-mails, envio e outras soluções (Disponível em: https://snov.io/br/).

 

Conclusão 

Apesar de muita gente achar que o Outbound perdeu espaço para o Inbound, ele ainda pode te auxiliar a alavancar os resultados da sua empresa. 

Listamos abaixo os principais benefícios dessa estratégia:

  • Redução do ciclo de vendas;
  • Crescimento das taxas de abertura e resposta dos e-mails;
  • Maior engajamento dos leads ao longo do processo;
  • Crescimento das taxas de conversão;
  • Planejamento assertivo do forecast;
  • Previsibilidade de receita.

Se você deseja saber mais sobre como alcançar esses resultados, é só continuar acompanhando nosso blog.

Mas, se quiser ainda mais resultados e um time empenhado para contribuir com seu sucesso, é só entrar em contato com a gente por meio deste formulário.

0 0 votos
Article Rating
Subscribe
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Dúvidas? Feedbacks? Faça um comentário!x