O que é Social Selling: 4 Dicas para Vender Mais
o que é ux design
O que é UX Design e por que usá-lo em seu Site
25/07/2022
funções secretas do instagram
4 Funções Secretas do Instagram para Aumentar Suas Vendas
30/07/2022
o que é ux design
O que é UX Design e por que usá-lo em seu Site
25/07/2022
funções secretas do instagram
4 Funções Secretas do Instagram para Aumentar Suas Vendas
30/07/2022

O que é Social Selling: 4 Dicas para Vender Mais

Você sabe o que é Social Selling? Já ouviu falar mas não tem certeza? Essa é uma abordagem de vendas nova, mas com essência bem antiga.

Isso porque, comprar e vender sempre foram atividades sociais. Antes de nossas vidas serem tomadas por todo tipo de tela e redes sociais, as pessoas pediam conselhos a família, amigos e vizinhos e se formava o famoso boca a boca.

Hoje, redes sociais, fóruns e análises online substituíram os conselhos e somos todos vizinhos digitais. Ou seja, cada vez mais, as opiniões de nossa rede social e de outros consumidores influenciam nossas decisões de compra.

Nesse cenário, a Social Selling assume uma importância fundamental nas estratégias de venda de qualquer negócio. 

Confira a seguir O que é Social Selling e conheça 4 dicas para vender mais usando essa abordagem. 

 

O que é Social Selling ou Venda Social?

A Social Selling é uma abordagem para geração de leads na qual os vendedores interagem diretamente com seus clientes em potencial nas plataformas de mídia social.

Vejamos um exemplo prático de Social Selling: 

  • Uma vendedora de uma empresa de pisos, vê no LinkedIn a postagem de uma mulher que está abrindo uma padaria em sua cidade e está procurando recomendações de empreiteiros;
  • A vendedora vê isso como uma oportunidade de recomendar algumas empresas com as quais já trabalhou e envia a mulher uma mensagem na rede social;
  • A mulher recebe a mensagem e vê no perfil da vendedora que ela trabalha para uma empresa de pisos. Ela está querendo comprar pisos e coloca a empresa da vendedora  em sua lista;
  • A mulher começa a seguir a empresa de pisos nas redes sociais na semana seguinte, e a vendedora aproveita o sinal  para marcar um encontro para visitar seu showroom.

Ao avaliar a sequência podemos perceber que a social selling não é um negócio rápido nem muito controlável. Mas as mídias sociais são o principal território para se conectar com novos clientes em potencial e as bases para novos relacionamentos comerciais.

 

Por que a Social Selling é importante?

Quando as mídias sociais começaram a crescer exponencialmente em todo o mundo, elas começaram a aparecer no radar das empresas, como um grande potencial para vendas, os profissionais de marketing rapidamente perceberam seu valor. 

Em pouco tempo, a maior parte das empresas estava ocupada transmitindo em redes sociais como forma de carregar o funil de vendas até o topo. No entanto, essas empresas logo começaram a usar cada vez mais ferramentas em todo o processo de vendas.

Pesquisas mostram que 78% dos negócios que usam Social Selling convertem mais clientes do que as empresas que não usam as mídias sociais. Entre os profissionais B2B, 39% conseguem reduzir o tempo de pesquisa de contas com ferramentas de vendas sociais.

Quer você use sua rede profissional no LinkedIn para prospecção de vendas ou construa seus seguidores no Instagram para nutrir relacionamentos em seu nicho, Social Selling é uma ferramenta poderosa para ter entre suas estratégias de vendas.

 

4 Dicas para vender mais com Social Selling

Seja qual for a plataforma que você usa para atingir seu público-alvo, aqui estão 4 pontos essenciais para ter em mente:

 

1. Estabeleça sua marca agregando valor

Ao interagir com prospects e clientes por meio de redes sociais, é importante não ser muito “vendedor”. E se sua marca for nova em uma plataforma de mídia social, não mergulhe imediatamente na venda social. 

Antes de pular para os argumentos de vendas, estabeleça sua posição como especialista em seu nicho ou segmento.

Uma maneira de construir marca nas mídias sociais para vendas é compartilhar conteúdo interessante, útil e sua “marca social”. Para marcas B2B e influenciadores de negócios que usam o LinkedIn, isso pode significar compartilhar conteúdo escrito por outras pessoas que se alinham à sua marca

Ou ainda escrever e compartilhar conteúdo interessante que outras pessoas acharão útil para estabelecer sua marca como influenciador.

Basicamente, mostre aos seus clientes potenciais que você não está apenas atrás de algo. Você está lá para dar algo, também.

 

2. Saiba ouvir e construa relacionamentos com as pessoas certas

Uma estratégia de Social Selling eficaz significa prestar atenção. Em outras palavras, assegure-se de ouvir socialmente.

Você pode criar uma lista de fluxos sociais sobre você para entender o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa, setor e seus concorrentes. Fique atento aos pontos problemáticos e às soluções.

Você também deve verificar sua rede existente sempre que possível. Antes de entrar em contato com qualquer um dos leads que você identificar, siga os contatos para ver se você tem alguma conexão. Se o fizer, peça uma apresentação ao seu contato compartilhado.

 

3. Humanize seus relacionamentos

Em vez de escrever uma nota padrão e enviá-la para uma série de clientes em potencial, reserve um tempo para personalizar suas mensagens de vendas sociais. Isso significa que você pode:

  • Pontuar  seus contatos profissionais mútuos;
  • Consultar sobre um conteúdo que você se interessou ou ao qual você reagiu;
  • Destacar um interesse compartilhado ou algo que vocês têm em comum.

Em outras palavras, seja você mesmo. Forme uma conexão iniciando uma conversa real e promissora.

Claro, você pode usar ferramentas importantes de curtidas e comentários , mas elas não fazem nada para criar um relacionamento. Na verdade, eles podem causar sérios danos à sua marca pessoal e profissional. 

Quando se trata de vender, nada supera interagir com um humano real.

 

4. Seja Consistente

Finalmente, não espere resultados imediatos. Se seus esforços  para construção de relacionamento não produzem resultados na primeira tentativa, não desista. 

Alguns contatos ainda não estão prontos para comprar o que você pode oferecer, enquanto isso você pode:

  • Manter contato; 
  • Planejar seu acompanhamento com novos leads;
  • Entrar em contato com os leads com os quais você se conectou anteriormente, mas não tem notícias há algum tempo;
  • Oferecer indicações de empresas quando seus contatos sinalizarem que precisam de conselhos;
  • Esteja pronto para oferecer conselhos ou ajuda, mesmo que isso não promova diretamente seu produto.

 

Conclusão 

Com as estratégias centradas no Customer Success em ascensão, nunca houve um momento melhor para adotar as ferramentas de vendas sociais para encontrar novos clientes.

A partir deste rico banco de informações é possível criar propostas personalizadas para atender às necessidades dos seus leads e reunir as pessoas certas para fazer a venda.

Se restou alguma dúvida sobre o que é Social Selling e como usar essa abordagem, preencha nosso formulário. Nós do Grupo Lu podemos te ajudar!

0 0 votos
Classificação do artigo
Subscribe
Notificar de
guest

0 Comentários
mais velho
mais novo mais votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Dúvidas? Feedbacks? Faça um comentário!x