O que é Empreendedorismo Feminino? Saiba Mais Sobre!
hashtags para vendas
Hashtags para Vendas: Quais as Melhores e Quando Utilizá-las
13/01/2022
planejamento de campanha
Planejamento de Campanha: Como Planejar em 7 Passos
21/01/2022
hashtags para vendas
Hashtags para Vendas: Quais as Melhores e Quando Utilizá-las
13/01/2022
planejamento de campanha
Planejamento de Campanha: Como Planejar em 7 Passos
21/01/2022

O que é Empreendedorismo Feminino? Saiba Mais Sobre!

Você já ouviu falar em empreendedorismo feminino? Trata-se de negócios idealizados e comandados por mulheres, fortalecendo esse protagonismo.

O empreendedorismo feminino é um movimento em plena ascensão no mundo inteiro. 

Dado pelo avanço nos direitos femininos e mudanças que buscam equidade entre homens e mulheres.

Sendo de extrema importância, não só pela diversidade, mas pela quebra de antigos paradigmas e renovação no mundo dos negócios.

Porém, apesar dessa ascensão, ainda há vários obstáculos a serem enfrentados.

Embora sejam maioria na população, as mulheres ocupam posição de destaque em somente 13% nas 500 maiores empresas brasileiras.

Mostrando um quadro que necessita de urgência para ser revertido, pois não é por falta de profissionais qualificadas. 

O empreendedorismo feminino colabora para a construção de uma sociedade igualitária, mais justa e inclusiva.

Estar à frente do próprio negócio, mostra que o empoderamento e a capacidade para cargos de liderança estão mais do que presentes.

Sendo um tema mais do que necessário para enfim mudarmos o cenário de desigualdade no mundo dos negócios. 

Empreender é uma atitude que exige coragem, conhecimento, inovação e determinação, seja para abrir seu próprio negócio, seja para ascender na hierarquia de uma empresa.

Mas afinal, como contribuir para essa mudança? Continue a leitura para descobrir!

 

O que é Empreendedorismo Feminino?

Empreendedorismo feminino é o movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres.

E em um sentido mais amplo, também se relaciona com as iniciativas de liderança feminina.

Incluindo também, a atuação das mulheres em altos cargos hierárquicos dentro de empresas.

Isso porque para ser empreendedor não se restringe somente às pessoas que abrem seu próprio negócio, mas também àquelas que têm uma postura focada na determinação, coragem e inovação.

Mas o empreendedorismo feminino transcende essa definição, representando também, uma quebra de paradigmas quanto à capacidade de liderança da mulher.

E é por isso que o empreendedorismo feminino vem com tanta força e apoio de organizações e pessoas por todo o mundo.

 

Qual a Importância do Empreendedorismo Feminino?

Uma maior presença das mulheres nos negócios traz melhorias, não só para a sociedade quanto para o cenário econômico e organizacional das empresas. 

O empreendedorismo feminino é crucial para reduzir as diferenças entre as oportunidades de crescimento na carreira para homens e mulheres.

O enaltecimento de mulheres empreendedoras geram benefícios para a economia global e podem redefinir o futuro de serviços e produtos, demonstrando um avanço necessário para mudar esse cenário. 

Além de também serem importantes para a estratégia das empresas. As conhecidas soft-skills ou competências comportamentais, extremamente valorizadas no mercado atual são facilmente desenvolvidas pelas mulheres.

Apostar na liderança feminina, ainda contribui na valorização de talentos de toda organização, promovendo proximidade  e identificação com a clientela de grande parte das companhias, pois as mulheres são a maioria no país. 

Segundo uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho, empresas que se preocupam com o impacto da diversidade de gênero na liderança, contam com funcionários mais engajados e ainda apresentam um crescimento de 5 a 20% nos lucros. 

Outro fator que revela a importância do empreendedorismo feminino foi identificado em uma pesquisa realizada pelo SEBRAE: as brasileiras empreendem, principalmente, devido à necessidade de ter outra fonte de renda ou para adquirir a independência financeira. 

Ou seja, empreender ajuda as mulheres a sustentar suas famílias e diminui ou acaba com a dependência financeira de um companheiro, por exemplo, contribuindo até mesmo com causas de saúde pública por acabar com essa dependência.

 

Empreendedorismo Feminino no Brasil

Segundo o SEBRAE, no Brasil, há 9,3 milhões de mulheres à frente de um negócio, sendo 45% delas, chefes de família, responsáveis pela principal e muitas vezes única renda de seus lares. 

Em comparação aos empreendedorismo masculino, elas têm escolaridade 16% superior, mas, ainda assim, seus negócios faturam 22% menos. 

As mulheres representam 48% dos microempreendedores individuais (MEI) no país e de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 30 milhões de mulheres empreendem.

Além disso, é celebrado no dia 19 de Novembro, o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, marcado por uma campanha mundial contra a desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

 

Exemplos de Empreendedoras que Inspiram

 

Luiza Trajano

Quando você pensa em uma mulher empreendedora, provavelmente vem à mente a presença marcante da Lu do Magalu, ou seja, Luiza Trajano, não é? Correto! Ela é uma inspiração e tanto para começarmos.

Presidente do Conselho de Administração da empresa Magazine Luiza, ela passou por várias funções até finalmente se transformar a empresa em uma das mais competitivas do setor varejista e, sem deixar sua feminilidade de lado à rede de lojas, sendo um exemplo de empatia, defesa do empoderamento feminino, proximidade com clientes e muita sensibilidade às causas sociais e ambientais. 

 

Ana Fontes

Outra empreendedora inspiradora, é a empresária Ana Fontes.

Eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil, em 2019, pela revista Forbes, graças à sua dedicação em apoiar as empreendedoras do país. 

Vinda do Nordeste e de origem pobre, ela fundou a iniciativa Rede Mulher Empreendedora (RME), que já capacitou e apoiou mais de 500 mil mulheres interessadas em empreender. Dessa forma, ela conseguiu usar sua experiência profissional para mudar os rumos do empreendedorismo feminino no Brasil.

 

Camila Coutinho

Já ao pensarmos em empreendedorismo digital, a blogueira Camila Coutinho é um caso mais do que inspirador.

Em 2020, Camila está na lista das vinte brasileiras mais poderosas da Forbes com seu blog, Garotas Estúpidas, cujo se transformou em um negócio altamente lucrativo, com crescimento comercial de 600% em 2020.

 

Rachel Maia

Conhecida por ser a primeira mulher negra a ocupar o posto de CEO em uma multinacional no Brasil, Rachel Maia preside atualmente sua própria consultoria de negócios – RM Consulting.

Em sua trajetória profissional, empresas como Tiffany e Pandora, ela foi reconhecida pela gestão humanizada, lhe rendendo cinco prêmios Great Place to Work de liderança.

 

Com tantas histórias inspiradoras, esperamos que você também esteja disposta a empreender.

E claro, haverão desafios pelo caminho, mas com o auxílio do Grupo Lu, podemos ajudar a conquistar seus objetivos e quem sabe, criar mais um nome nessa lista. Entre em contato conosco por meio desse formulário e confira como!

0 0 votos
Classificação do artigo
Subscribe
Notificar de
guest

0 Comentários
mais velho
mais novo mais votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Dúvidas? Feedbacks? Faça um comentário!x