O Google Trends é um recurso que fornece informações sobre as principais consultas de pesquisa, confira como usar!
Esse monitoramento é feito em relação à frequência de pesquisas, interesse ao longo do tempo e localizações geográficas mais ativas da palavra-chave pesquisada. Assim, saber como usar o Google Trends é uma forma muito eficiente de melhorar seus conteúdos e chegar ao seu público-alvo.
Isso é possível, por exemplo, com um estudo de palavras-chave relevantes para o seu negócio ou acompanhando as tendências para sua região.
O Google Trends é um recurso gratuito, bastante útil para quem quer desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo porque ajuda a planejar seu conteúdo com sabedoria e assim criar um posicionamento para sua marca.
Se você quer entender como usar o Google Trends para melhorar a sua estratégia de conteúdo, continue a leitura deste artigo. Veja, a seguir, o que o Google Trends pode fazer por você.
Como o Google Trends funciona?
Em primeiro lugar, é preciso entender o que o Google Trends está comparando. Geralmente, quem busca usar uma estratégia de palavras-chave está mais familiarizado com métricas como o volume de buscas e outras disponíveis no planejador de palavras-chave do Google AdWords.
Porém os indicadores-chave de desempenho, ou KPI, do Google Trends são diferentes. Ele analisa o interesse do público. O Google criou esse recurso para informar quais são os assuntos que estão em alta na internet, mas, quando usado de forma planejada, ele serve para muito mais que isso.
Entre outras funcionalidades, o Google Trends é muito útil para descobrir novos termos que estão sendo buscados e também para comparar palavras-chave pelo seu interesse ao longo do tempo.
Para isso, a ferramenta cria uma escala própria entre 0 a 100 a partir da qual é possível acompanhar a quantidade de buscas, seus picos e sua popularidade ao longo do tempo. Desta forma, o Google Trends torna-se um meio perfeito para você entender o que e como as pessoas estão buscando.
07 dicas de como usar o Google Trends na sua estratégia de conteúdos
Como já dissemos, o Google Trends pode ser muito útil em um planejamento de marketing de conteúdo. Confira agora como você pode usar essa ferramenta da melhor forma:
1. Monitore as Tendências de Pesquisa
Graças ao monitoramento de tendências, você estará ciente da popularidade de um tópico a qualquer momento.
Com isso você pode:
- Agendar postagens com base no período ou eventos com uma taxa de pesquisa mais alta nos mecanismos de pesquisa;
- Reconhecer os padrões que o ajudarão a publicar seu conteúdo quando as pessoas realmente precisarem;
- Atualizar seu conteúdo antigo, certificando-se de enriquecê-lo com consultas de grande interesse em um determinado momento.
Para iniciar a pesquisa de palavras-chave, acesse o Google Trends e pesquise qualquer termo. Você pode verificar as tendências em um país específico ou em todo o mundo.
Você vai perceber que existem tópicos sazonais (com picos por pouco tempo) e perenes (com alta taxa de procura o ano todo).
Por padrão, o Google Trends oferece um intervalo de 12 meses para analisar um termo de pesquisa, mas você pode alterar esse intervalo para mais de um ano. Isso lhe dá mais clareza sobre quais palavras-chave têm desempenho a longo prazo e quais atingem picos nas pesquisas apenas por períodos mais curtos.
Se você escreve notícias ou artigos curtos para aumentar o tráfego, esse recurso no Google Trends é seu principal recurso. Mas, se você planeja escrever conteúdo para as pessoas voltarem depois, você não deve usar somente as últimas pesquisas de tendências.
A pesquisa de palavras-chave em prazos mais longos será muito mais relevante para conteúdo de formato longo e perene.
2. Encontre Novas Palavras-chave
A melhor maneira de obter novas ideias de conteúdo é iniciar sua pesquisa com uma palavra-chave inicial, selecionar o intervalo de tempo e o país.
Depois de verificar o item “Consultas relacionadas”, você receberá sugestões relacionadas ao seu termo semente. Filtre as palavras-chave para obter os principais resultados e você verá as consultas com mais pesquisas nesse intervalo de tempo.
Se você clicar em qualquer uma dessas consultas relacionadas, isso resultará em mais estatísticas para essa consulta específica e ainda mais sugestões de palavras-chave.
Você pode também examinar as consultas de tendência (em ascensão) para ver o que as pessoas estão empolgadas no momento ou verificar as principais consultas do intervalo de tempo que você selecionou.
Lembre-se, porém, que muitas dessas palavras-chave não têm popularidade a longo prazo. São palavras-chave temporárias que estão em alta por um período limitado de tempo e depois desaparecem.
3. Compare Palavras-chave
Use a opção de comparação do Google Trends para ver quais palavras-chave relacionadas ao seu negócio têm mais pesquisas e como elas flutuam ao longo do tempo.
Se você precisar de conteúdo de longo prazo, use o termo de pesquisa constante porque ainda será relevante para um nicho nos anos seguintes.
4. Escolha o Melhor Canal para seu Conteúdo
Se sua empresa depende de marketing de vídeo ou comércio eletrônico (ou ambos), o Google Trends é um bom recurso para entender como as tendências variam.
Ao pesquisar um termo, altere o canal de “ Pesquisa na Web ” para “ Pesquisa do YouTube ” ou “ Google Shopping ”. Os resultados que você obterá incluirão apenas uma dessas duas plataformas e não o mecanismo de pesquisa geral do Google.
Eles são muito úteis porque você pode ver quais produtos ou setores são populares para lojas de comércio eletrônico ou tópicos que podem gerar vídeos de sucesso com base no que as pessoas pesquisam no YouTube .
Por exemplo, se você pesquisar “como cozinhar”, haverá mais pesquisas semanais no YouTube do que na pesquisa do Google. Portanto, se você deseja criar conteúdo sobre esse tópico, considere recorrer a vídeos.
Esse é um recurso interessante porque, embora algumas palavras-chave funcionem muito bem para artigos de blog, elas podem não ser tão populares em formato de vídeo e vice-versa. Isso ajuda você a adaptar seu conteúdo com base no tópico e no canal.
5. Segmente o público local
Outra coisa legal do Google Trends é o fato de você poder usá-lo para conhecer seu público. Ao pesquisar uma consulta, você verá as regiões e cidades onde seu conteúdo ou produtos são os mais populares.
Você pode usar esses dados para otimizar seu site para SEO local e segmentar essas regiões específicas por meio de publicidade paga ou conteúdo personalizado.
6. Analise seus concorrentes
Através do Google Trends, você pode ver em “ Consultas relacionadas ” se alguma marca aparece nas pesquisas das pessoas.
Um exemplo: Se você pesquisar por “café”, recebe “Starbucks” como uma das principais consultas relacionadas a ele. Ao ver marcas nas consultas sugeridas, você recebe uma dica de quem é sua concorrência e pode estudar sua estratégia de marketing.
Você também pode usar o recurso de comparação no Google Trends para ver quantas pesquisas seus concorrentes têm. Essas estatísticas ajudarão você a analisar seu mercado e identificar as áreas em que você pode melhorar sua estratégia de branding .
Você pode até escrever conteúdo para comparar seus produtos com os da concorrência e apresentar os benefícios de seus produtos aos usuários.
7. Planeje seu calendário anual
Se o seu nicho envolve escrever sobre tópicos quentes que vêm e vão por curtos períodos de tempo, o planejamento editorial adequado é o que você precisa.
Com esse tipo de tópico, é melhor encontrar o momento perfeito para que seu conteúdo, vendas ou ofertas sazonais sejam publicadas bem a tempo do pico.
Ao aprender a usar o Google Trends, você poderá pesquisar palavras-chave e tópicos com antecedência, verificar seus picos de pesquisa ao longo do ano e agendar seu conteúdo com base nessas conclusões.
Além disso, você poderá planejar uma estratégia de palavras relacionadas, desenvolvendo conteúdos complementares, o que fará a audiência permanecer mais tempo no seu canal.
Quer saber mais sobre como usar o Google Trends para melhorar seus conteúdos? Preencha nosso formulário. Nós do Grupo Lu podemos te ajudar com essas e outras estratégias de Marketing.